Imprimir Luíza Erundina fala sobre a organização popular para a defesa da democracia - Cidadania e Reflexão - Um Espaço de Reflexão para a Cidadania

Impressão de Notícia
Todas as imagens  Apenas a imagem principal
Luíza Erundina fala sobre a organização popular para a defesa da democracia


Luíza Erundina fala ao Cidadania e Reflexão sobre organização e resistência

C.R.:

- Deputada o que a senhora poderia dizer para quem começa a se reunir a partir de agora com o apoio da Apeoesp para formar "Comitês para a Defesa da Democracia" regionais.

Luíz Erundina:

- Eu quero aproveitar a oportunidade para dizer que a luta pela democracia é permanente. Ela é todo o dia, ela todo o ano. Sobretudo quando a democracia está sob ameaça.

Na minha avaliação a nossa democracia está ameaçada: ameaçada pela desigualdade social, ameaçada pela violação dos direitos humanos. A prisão arbitrária de Lula é uma expressão da violação dos direitos humanos.


No último dia 24 de março último, nós celebramos, pela primeira vez no Brasil, o Dia Internacional do Direito da Verdade. Porque 24 de março? Foi a data em que, 37 anos atrás, o Bispo de El Salvador, Dom Oscar Romero foi assassinado porque lutava exatamente pelos direitos humanos e pela democracia. E o Brasil celebrou pela primeira vez essa data. São eventos e situações que apelam para que cada um de nós se conscientize da gravidade que o mundo vive, que o Brasil vive e as ameaças que o nossa democracia sofre nos dias de hoje.

E o caso de Lula é emblemático: eles querem interromper o processo democrático. E pela Constituição todo cidadão brasileiro tem o direito a ser votado. E o que estão fazendo com Lula, precipitando sua condenação e a sua prisão, sem deixar que ele tenha acesso a todos os meios previstos na Constituição é exatamente para impedir que a sua candidatura cresça e se torne e se torne irreversível, porque eles não querem que Lula, a esquerda e o povo voltem ao poder nesse país.

Portando este movimento pela democracia, pela Cidadania, pela Democracia faz todo o sentido. Porque esta luta, como eu disse, é permanente e é diária e, no momento atual, mais do que nunca está a nos apelar para que se comprometa até o limite de nossa vida, colocada ao serviço da preservação e da consolidação da democracia em nosso país.

Notícia listada em "Cidadania"