"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.
Procurar no site:
   Cidadania e Reflexão / Utilidade Pública
Memorial do Cidadão
Cidadania
Educação
Política
Utilidade Pública
TVCR - Diálogos Contemporâneos
Entidades e Serviços
em destaque
Cidadania e Reflexão - Uma proposta de Reflexão para a Cidadania
Editorial:

Um convite a você, internauta:


Cidadania e Reflexão quer convidar o internauta que queira entender um pouco mais sobre seus direitos e queira aprimorar o exercício de sua cidadania.
O tema da cidadania é amplo, envolve várias áreas do conhecimento humano e deveria receber atenção primordial de todos os cidadãos; é na hora de tomar decisões, fazer escolhas, exercer seus direitos ou mesmo protestar que a falta de conhecimentos, especialmente sobre política, leva a muitas pessoas a perderem seus direitos, sem sequer perceber os processos que levam a isso.
Muitos se revoltam com a atual situação política e econômica do país, chegando até mesmo ao desânimo e à naturalização de situações que deveriam sequer serem toleradas.
Todos esses acontecimentos tem raízes na falta de conhecimento político de grande parte da população. Assim, Cidadania e Reflexão nasceu com o intuito de colaborar, tomando honestamente e claramente um partido: o partido do social e da democracia, dentro do republicanismo, já que se sabe que um discurso nunca poderá ser neutro, por causa da própria natureza discursiva. Discursos pretensamente "neutros" escondem seu verdadeiro intuito, muitas vezes de maneira desonesta e nociva à sociedade.
Para evitar isso, temos por norma que discursos como maniqueísmos, binarismos e explicações simplistas devem sempre serem desmistificados e combatidos, abrindo espaço para a reflexão responsável, que possa contribuir para o enriquecimento do pensamento cidadão e o exercício da cidadania.
Contaremos com um excelente time de colunistas das mais variadas áreas: professores, pesquisadores e intelectuais, que podem falar com propriedade sobre os assuntos abordados, sempre tendo como foco a formação do cidadão crítico. Queremos levar ao leitor informações e razões que permitam aos mesmos análises mais aprofundadas sobre a realidade do país, que vão além do senso comum, muitas vezes enganoso e incompleto.
Temos o intuito de informar para formar o cidadão crítico, que não precisa de quaisquer condutores para suas escolhas políticas.
Desenvolveremos análises sobre os mais variados temas, indicando suas bases científicas e culturais, mediante apresentação de referências e de bibliografia, que permitam o aprofundamento e melhor compreensão dos assuntos da atualidade por parte do leitor.
Convidamos você a acompanhar nosso desenvolvimento a partir de agora, esperando que as publicações aqui feitas contribuam com o enriquecimento do pensamento político de nossos visitantes.

Cidadania e Reflexão - 11/02/2018

Professor Me. André L. Carolli - Editor Chefe




O Artigo "Cidadania e Reflexão - Uma proposta de Reflexão para a Cidadania" está listado em "Utilidade Pública"
Leia também:
Escola sem Partido
Exploração política da escola:o discurso que oculta suas reais intenções e que engana a muitos
Como a exploração política se voltou contra a escola: a leviandade na farsa do "Kit Gay"
Política
Camaleão
A bomba ter estourado em Temer e Aécio não prova que a Lava Jato não é parcial, diz professor da UnB
Cidadania
Palavras justas sobre a justiça
Palavras justas de uma Juíza















Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato