"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Convidamos você eleitora e eleitor a uma reflexão sobre a importância das eleições legislativas. Conheça e participe da Campanha: "A Lição de Casa da Cidadania".
Procurar no site:
   Cidadania e Reflexão / Cidadania
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Memorial do Cidadão
Cidadania
Educação
Política
Utilidade Pública
Entidades e Serviços
em destaque

Presidente da Apeoesp fala ao Cidadania e Reflexão durante ato de resistência e pela defesa do estado de direito, em São Bernardo do Campo, sobre o momento político atual e sobre a organização dos Comitês para a Defesa da Democracia com apoio da Apeoesp

C.R.:

- Professora, gostaríamos de que comentasse sobre a gravidade do momento político atual e também pedimos para que dê uma palavra sobre os Comitês para a Defesa da Democracia a serem apoiados pela Apeoesp.

Maria Izabel Azevedo Noronha

- Eu acredito que nós estamos em um momento ímpar da história da política brasileira. É um momento em que a democracia, que as duras penas, nós lutamos para trazê-la, na década de 80, ela agora foi totalmente dilacerada, a partir do golpe contra a presidenta Dilma, passando pelo TRF-04 e com a última ação do Supremo Tribunal Federal e o comportamento que tiveram, no sentido de não dar ao Presidente Lula o Habeas Corpus para que ele tenha o direito de se defender em liberdade.

Nós estamos em um momento que é o estado de exceção, porque (por exemplo), o Aécio Neves, quando empatou, a presidenta do Supremo desempatou, favorecendo Aécio Neves. E havia todas as provas contra ele: havia mala de dinheiro, havia telefonemas. Não eram nem indícios: era comprovado; no caso do Presidente Lula empatou e ela desempatou, tirando o Presidente Lula do páreo eleitoral, tirando seu direito de se defender, tirando a presunção de inocência, que é cláusula pétrea de Constituição brasileira. Isso foi rasgado da Constituição.

Eu acredito que o momento nosso é o momento em que nós temos que lutar para reconstruir essa democracia; lutar para que o Presidente Lula não seja preso. Por isso nós estamos aqui.

Nós acreditamos que nós podemos barrar a prisão dele e levá-lo sim à disputar a Presidência da Republica por inclusão social, por mais direitos, por ter o direito também a termos uma vida digna. Nós não temos ainda.

Hoje com Michel Temer perdemos muito. E se não tiver uma volta do Presidente Lula eu não acredito que a gente vai avançar.

Então sobre o seu trabalho, que trata de cidadania, este é o momento de "Cidadania e Reflexão". É sobre tudo isso que estamos passando.

C.R.:

- E como nós poderemos auxiliar todo esse movimento juntamente com a Apeoesp e os Comitês para a Defesa da Democracia. O que a senhora diria para os professores e para outras entidades que queiram se aproximar dos Comitês e contribuir com esse trabalho?

Maria Izabel Azevedo Noronha

- Eu acredito que é lutar, ampliar a discussão em torno da importância da democracia. Ela é quem vai garantir justiça social. Se não tiver democracia nós não vamos ter nem justiça social e nem inclusão, nem direito à cidadania.

Então a luta é para fazer dos comitês instrumentos de luta para que a gente consiga fazer esse trabalho e trazer a democracia como principal tema. E a democracia também é instrumento de igualdade social e de garantia de desenvolvimento.

O Artigo "Presidente da Apeoesp ao Cidadania e Reflexão: apoio aos Comitês para a Defesa da Democracia" está listado em "Cidadania"
Leia também:
Política
Foi-se o investimento, o trabalho de 50 anos e a tecnologia nacional
Mais um pedaço do Brasil é entregue sem qualquer reação cidadã...
Raça e Etnia
Hipocrisia silenciosa
O silêncio da mídia em torno do assassinato brutal de um bebê indígena
Cidadania
Continuar a caminhar
MUDAR ESTRUTURAS PARA UNIVERSALIZAR DIREITOS















Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato