"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Convidamos você eleitora e eleitor a uma reflexão sobre a importância das eleições legislativas. Conheça e participe da Campanha: "A Lição de Casa da Cidadania".
Procurar no site:
   Cidadania e Reflexão / Política
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Memorial do Cidadão
Cidadania
Educação
Política
Utilidade Pública
Entidades e Serviços
em destaque
Fotos: reportagem de Ilha de Notícias

Aconteceu em Ilha Solteira em 14 de Julho de 2018.
De acordo com a reportagem de Douglas Cossi Fagundes do Portal Ilha de Notícias, da cidade de Ilha Solteira, SP, um outdoor em apoio ao deputado Jair Bolsonaro, com os dizeres literais "Ilha Solteira apoia Bolsonaro" foi derrubado pela prefeitura municipal da mesma cidade, devido a caracterizar propaganda irregular. Segundo a reportagem, "por orientação de sua Assessoria Jurídica, a Prefeitura de Ilha Solteira derrubou o outdoor instalado entre o prédio do INSS e a rodoviária, em apoio ao pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro. O motivo seria propaganda política em área pública.

Antes porém da derrubada do outdoor pela prefeitura, as redes sociais da cidade se encheram de protestos contra o uso do nome da cidade sem autorização. Um exemplo é o protesto de um professor da cidade que escreveu: "Quem está falando em nosso nome, desonestamente, sem autorização?"

A polêmica se espalhou e terminou quando, em menos de uma hora após a inauguração, que contou com a presença do ator Alexandre Frota, o outdoor foi removido da área pública pela prefeitura da cidade do interior paulista.

O apoio à personalidade polêmica de Bolsonaro não gerou polêmica apenas na cidade de Ilha Solteira: também em Três Lagoas, MS, há alguns meses, apoiadores do deputado também se utilizaram do expediente de falar em nome da comunidade, gerando reações indignadas na população local formada, em parte significativa, por pardos e mestiços indígenas.

O deputado candidato tem uma carreira marcada por polêmicas, geradas por desrespeitos recorrentes à alteridade, arroubos e até mesmo a prática de crimes, como, por exemplo, o que o levou a perder seu cargo no Exército brasileiro: a preparação de um atentado no Rio de Janeiro. Segundo o Coronel do Exército, Carlos Alfredo Pellegrino, superior de Bolsonaro no momento de sua expulsão do Exército, o deputado “tinha permanentemente a intenção de liderar oficiais subalternos, no que foi sempre repelido, tanto em razão do tratamento agressivo dispensado aos seus camaradas, como pela falta de lógica, racionalidade e equilíbrio na apresentação dos argumentos”.

E é assim que a campanha do deputado segue, passando por cima do direito, pois parece crer que "os fins justificam os meios", justificados por argumentos simples e imediatos, aceitos de pronto por uma significativa parcela da população. Pergunta-se: o comportamento leviano e desrespeitoso do deputado, com pessoas e com o patrimônio alheio, não se configura exatamente em atos de corrupção?

Procurados por Ilha de Notícias,

os responsáveis pela instalação afirmaram que podem financiar um novo outdoor, em outra região da cidade. Não se sabe se o pretendido novo outdoor falará em nome da cidade e dos cidadãos de Ilha Solteira, novamente.


Notícias relacionadas

O Artigo "Campanha presidencial usa artifício rasteiro para inflar apoios" está listado em "Política"
Leia também:
Cidadania
Professores em defesa da democracia
Presidente da Apeoesp ao Cidadania e Reflexão: apoio aos Comitês para a Defesa da Democracia
Sobre Religião
É hora de mobilizar
ROMARIA EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Política
Preconceito de classe e de regionalidade
O que é o Lula? - Professor Pedro Serrano















Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato