"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Convidamos você eleitora e eleitor a uma reflexão sobre a importância das eleições legislativas. Conheça e participe da Campanha: "A Lição de Casa da Cidadania".
Procurar no site:
   Cidadania e Reflexão / Educação
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Memorial do Cidadão
Cidadania
Educação
Política
Utilidade Pública
Entidades e Serviços
em destaque


Professor Luís Felipe Miguel ao Cidadania e Reflexão

Amanhã, entrarei em sala de aula e usarei os primeiros 15 minutos com cada turma para discutir a espiral do arbítrio que ameaça a universidade brasileira. Convido todos os colegas a fazer ao mesmo, ao longo desta semana.

Estamos sob ataque há muito tempo, mas a situação se agravou com a decisão do Ministério Público, no final da semana passada. O reitor da UFSC e seu chefe de gabinete foram denunciados, ameaçados de até oito meses de prisão, por não terem reprimido manifestações, na universidade, contra o abuso de autoridade da Polícia Federal, que levou à morte do então reitor Luiz Carlos Cancellier.

Trata-se da definição do Estado policial: o abuso de autoridade ocorre e não pode sequer ser contestado.

No caso da UFSC, como bem lembrou Carlos Damião, há talvez também uma espécie de vendetta da PF. É possível que o motivo da deflagração da Operação Ouvidos Moucos não tenha sido a suspeita, que a investigação policial não conseguiu comprovar minimamente, de desvio de verbas na educação à distância - e sim a resistência da universidade à truculência policial. Em 2014, o campus foi invadido pela polícia, pretensamente para reprimir o consumo de maconha por alguns estudantes. Os professores que tentaram mediar a situação e evitar o agravamento do conflito, Paulo Pinheiro Machado e Sonia W Maluf, estão sendo processados sob o pretexto ridículo de incitar violência contra a autoridade policial. (Para maiores informações: https://anpuh.org.br/…/2911-nota-de-solidariedade-ao-histor….)

Em tempos de ódio ao pensamento crítico, corte de verbas, criminalização da gestão universitária, violência policial e perseguição jurídica, é preciso organizar nossa resistência. Enquanto nossas entidades (Andes, Andifes, CRUB, UNE) não coordenam uma resposta mais firme, temos que começar a nos mexer. Por isso estou propondo, junto com outros colegas, que todos os professores dediquem o início de suas aulas, nesta semana, a expor, denunciar e discutir a escalada do arbítrio na UFSC.

O Artigo "Proposta de reflexão para a Universidade Pública - Um convite do Professor Luís Felipe Miguel - UNB " está listado em "Educação"
Leia também:
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
A cidadania está viva
O canto da cidadania na hora do voto
Memorial do Cidadão
Um tapa na cara da cidadania
Confira a lista completa da votação: Aécio é salvo pelo Senado da República. Brasil ganha um prêmio.
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
A democracia não abaixa a cabeça para milícias
Estudantes universitários e secundaristas reagem em vários pontos do Brasil à tentativa de censura















Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato