"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Proposta de reflexão para a Universidade Pública - Um convite do Professor Luís Felipe Miguel - UNB


Professor Luís Felipe Miguel ao Cidadania e Reflexão

Amanhã, entrarei em sala de aula e usarei os primeiros 15 minutos com cada turma para discutir a espiral do arbítrio que ameaça a universidade brasileira. Convido todos os colegas a fazer ao mesmo, ao longo desta semana.

Estamos sob ataque há muito tempo, mas a situação se agravou com a decisão do Ministério Público, no final da semana passada. O reitor da UFSC e seu chefe de gabinete foram denunciados, ameaçados de até oito meses de prisão, por não terem reprimido manifestações, na universidade, contra o abuso de autoridade da Polícia Federal, que levou à morte do então reitor Luiz Carlos Cancellier.

Trata-se da definição do Estado policial: o abuso de autoridade ocorre e não pode sequer ser contestado.

No caso da UFSC, como bem lembrou Carlos Damião, há talvez também uma espécie de vendetta da PF. É possível que o motivo da deflagração da Operação Ouvidos Moucos não tenha sido a suspeita, que a investigação policial não conseguiu comprovar minimamente, de desvio de verbas na educação à distância - e sim a resistência da universidade à truculência policial. Em 2014, o campus foi invadido pela polícia, pretensamente para reprimir o consumo de maconha por alguns estudantes. Os professores que tentaram mediar a situação e evitar o agravamento do conflito, Paulo Pinheiro Machado e Sonia W Maluf, estão sendo processados sob o pretexto ridículo de incitar violência contra a autoridade policial. (Para maiores informações: https://anpuh.org.br/…/2911-nota-de-solidariedade-ao-histor….)

Em tempos de ódio ao pensamento crítico, corte de verbas, criminalização da gestão universitária, violência policial e perseguição jurídica, é preciso organizar nossa resistência. Enquanto nossas entidades (Andes, Andifes, CRUB, UNE) não coordenam uma resposta mais firme, temos que começar a nos mexer. Por isso estou propondo, junto com outros colegas, que todos os professores dediquem o início de suas aulas, nesta semana, a expor, denunciar e discutir a escalada do arbítrio na UFSC.

O Artigo "Proposta de reflexão para a Universidade Pública - Um convite do Professor Luís Felipe Miguel - UNB " está listado em "Educação"
Leia também:
Política
Vergonha histórica
Temer ultrapassou a última fronteira que separa o estado de direito de uma ditadura.
Memorial do Cidadão
Um tapa na cara da cidadania
Confira a lista completa da votação: Aécio é salvo pelo Senado da República. Brasil ganha um prêmio.
Política
População começa a se posicionar
Greve em defesa do patrimônio nacional: do preço dos combustíveis ao posicionamento político do povo
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato