"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
A cafajestagem que deu certo!

Vergonha histórica!
Mas é preciso que essa vergonha histórica se transforme em uma lição histórica: hoje os cafajestes de botequim que simplificam a realidade com base em uma visão maniqueísta e meia dúzia de regras de mundo covardes, são os mesmos alunos negligentes e debochados de ontem que consideraram como fator de autoafirmação entortar bocas e fazerem risos velados contra professores, imaginando assim que provassem a si mesmos terem "amadurecido".
São os mesmos vândalos de ontem, que se "destacavam" na escola, seguindo a preciosa orientação dos pais de "não baixar a cabeça para ninguém" e as crenças de "superioridade" por pertencerem a uma "norma" social, que hoje se sentem totalmente a vontade para pisar em quem pensa diferente, talvez pelo fato de que pensar diferente signifique, as vezes, simplesmente pensar. São os que se sentem à vontade para manipular o poder sem quaisquer regras de civilidade porque nunca a tiveram. Chocam o mundo, mas satisfazem a parcela da população que teve este mesmo tipo de educação fracassada. São o fracasso que deu certo, são a negação da evolução cívica, são os recalcados da liberdade alheia que tanto lhes incomoda, são o choque para o mundo civilizado que eles não entendem mas que os entende de maneira muito clara.
Pensam que não precisam ouvir ninguém, pois são o sucesso de sua autoafirmação, são autossuficientes, para não dizerem "superiores", autorizados não raramente, pelo próprio deus. Pensam que podem ofender quem quer que seja, acreditando provar sua razão quando mostram sua pseudo-coragem.
Mentir? É de praxe. São ainda percebidos como corretos por quem está imerso no mesmo discurso. O resultado é a civilização em declínio.
Trabalho para professores que ainda levam a sério seu papel, professores que não tem um "emprego", mas uma função social, que está muito além deste.
A sociedade de hoje é a educação de sempre.

A.L. Carolli - Cidadania e Reflexão

O Artigo "A cafajestagem que deu certo!" está listado em "A Lição de Casa da Cidadania (campanha)"
Leia também:
Cidadania
Falando sinceramente
POR ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS E ÉTICAS
Política
É preciso pensar...
Reflexão: O Socialismo deu certo? - A resposta depende do que se define como Socialismo
Educação
Para professores: organização de metodologia
Conheça a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato