Imprimir Cidadania e Reflexão - Uma proposta de Reflexão para a Cidadania - Cidadania e Reflexão - Um Espaço de Reflexão para a Cidadania

Impressão de Notícia
Todas as imagens  Apenas a imagem principal
Cidadania e Reflexão - Uma proposta de Reflexão para a Cidadania
Editorial:

Um convite a você, internauta:


Cidadania e Reflexão quer convidar o internauta que queira entender um pouco mais sobre seus direitos e queira aprimorar o exercício de sua cidadania.
O tema da cidadania é amplo, envolve várias áreas do conhecimento humano e deveria receber atenção primordial de todos os cidadãos; é na hora de tomar decisões, fazer escolhas, exercer seus direitos ou mesmo protestar que a falta de conhecimentos, especialmente sobre política, leva a muitas pessoas a perderem seus direitos, sem sequer perceber os processos que levam a isso.
Muitos se revoltam com a atual situação política e econômica do país, chegando até mesmo ao desânimo e à naturalização de situações que deveriam sequer serem toleradas.
Todos esses acontecimentos tem raízes na falta de conhecimento político de grande parte da população. Assim, Cidadania e Reflexão nasceu com o intuito de colaborar, tomando honestamente e claramente um partido: o partido do social e da democracia, dentro do republicanismo, já que se sabe que um discurso nunca poderá ser neutro, por causa da própria natureza discursiva. Discursos pretensamente "neutros" escondem seu verdadeiro intuito, muitas vezes de maneira desonesta e nociva à sociedade.
Para evitar isso, temos por norma que discursos como maniqueísmos, binarismos e explicações simplistas devem sempre serem desmistificados e combatidos, abrindo espaço para a reflexão responsável, que possa contribuir para o enriquecimento do pensamento cidadão e o exercício da cidadania.
Contaremos com um excelente time de colunistas das mais variadas áreas: professores, pesquisadores e intelectuais, que podem falar com propriedade sobre os assuntos abordados, sempre tendo como foco a formação do cidadão crítico. Queremos levar ao leitor informações e razões que permitam aos mesmos análises mais aprofundadas sobre a realidade do país, que vão além do senso comum, muitas vezes enganoso e incompleto.
Temos o intuito de informar para formar o cidadão crítico, que não precisa de quaisquer condutores para suas escolhas políticas.
Desenvolveremos análises sobre os mais variados temas, indicando suas bases científicas e culturais, mediante apresentação de referências e de bibliografia, que permitam o aprofundamento e melhor compreensão dos assuntos da atualidade por parte do leitor.
Convidamos você a acompanhar nosso desenvolvimento a partir de agora, esperando que as publicações aqui feitas contribuam com o enriquecimento do pensamento político de nossos visitantes.

Cidadania e Reflexão - 11/02/2018

Professor Me. André L. Carolli - Editor Chefe




Notícia listada em "Utilidade Pública"