"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Qual o tamanho do Brasil? Já parou para pensar?
QUAL É O TAMANHO DO BRASIL? Convido a uma reflexão simples sobre o potencial real do Brasil no cenário internacional. Existem muitos brasileiros que não acreditam que o país possa assumir uma postura altiva frente ao mundo, sendo um dos protagonistas das ações mais importantes. Esta postura, vem de uma cultura que aprendeu a sempre olhar para o lado da inferiorização do país, sempre relevando os aspectos mais pessimistas, pode acabar por levar a uma idéia falsa sobre a realidade. Entretanto, permitamos a possibilidade, a nós mesmos, de mudar esta idéia, analisando os dados abaixo, sobre o país. Analisando-se os dados comparativos entre os principais países do mundo, podemos chegar a interessantes conclusões.
Brasil: - 200 milhões de habitantes; - PIB de 2.24 trilhão de dólares; - área territorial de 8.515.767 km²; - Não considerada a amazônia azul. Quem acompanhou o gráfico percebeu que somos um dos cinco países com maiores recursos econômicos e naturais do planeta, estando entre as três maiores democracias. Veja mais alguns dados que podem alterar a percepção que muitas pessoas tem de nossa realidade: - Temos 5.570 cidades; - A maior área útil para a agricultura do planeta; - Temos uma área maior do que a soma das áreas de todos os países da Europa juntos; - Riquezas naturais diversas e em abundância; - Temos paz com nossos vizinhos, unidade territorial e um idioma unificador, como pouquíssimos países no mundo. - Nossa cultura, ainda de terceiro mundo, nos leva a não acreditamos em nosso potencial como país. Esta exposição é um convite a reflexão e ao reconhecimento de que as vezes, precisamos revisar nossos conceitos.

O Artigo "Qual o tamanho do Brasil? Já parou para pensar?" está listado em "Política"
Leia também:
Cidadania
O tempo passa e a vida ensina...
Será que se aprendeu algo depois disso? O país foi antingido por instrumentos de guerra. E agora?
Política
Chamada da Notícia - em vermelho
IRRESPONSABILIDADE E VIOLÊNCIA NA POLÍTICA PROVOCA MAIS UMA MORTE NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO
Memorial do Cidadão
Aconteceu enquanto a TV passava novela
Veja como votaram os senadores. Brasil de volta ao século XIX nas relações entre capital e trabalho
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato