Imprensa independente cresce na Internet do Brasil - Cidadania e Reflexão - Um Espaço de Reflexão para a Cidania
  "A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.
Procurar no site:
   Cidadania e Reflexão / Cidadania
Memorial do Cidadão
Cidadania
Educação
Política
Utilidade Pública
TVCR - Diálogos Contemporâneos
Entidades e Serviços
em destaque
Imprensa independente cresce na Internet do Brasil

Nem tudo é bobagem e não é somente de discurso único que vive a Internet. Nos últimos anos, a imprensa independente tem crescido na Internet do Brasil. Muitos sites e blogs de qualidade tem sido responsáveis por veicular análises políticas e colaborarem com a formação da opinião pública, ainda fortemente influenciada pela TV aberta, que detém ainda a maior parte da audiência e o monopólio discursivo formador de opinião.
A mídia alternativa, como é também conhecida, tem trazido uma importante contribuição à cidadania e o monopólio da informação, por isso, já não consegue mais ditar facilmente o comportamento da população como o fez durante décadas no país.
No processo de golpe de estado iniciado em 2014, esta imprensa deu uma decisiva contribuição para o esclarecimento da opinião pública, que hoje já percebe o que acontece na política nacional e também com a mídia tradicional que se omite.
Um exemplo de destaque neste processo é o site Brasil 247, que tem trazido análises políticas apresentadas em uma linguagem clara e acessível a maioria da população. Lançado em 2011, o site conta com uma equipe de colunistas especialistas em jornalismo, política e economia. Recentemente o site também lançou sua TV na internet, a TV 247.
Como este, outros sites do mesmo gênero estão se desenvolvendo no país e cada vez mais democratizando a informação para a formação de uma cidadania mais consciente e reflexiva. A Internet dessa forma não é apenas um instrumento que pode "dar voz a imbecis", mas pode ser também um importante instrumento para a democracia.

A. L. Carolli - Cidadania e Reflexão

O Artigo "Imprensa independente cresce na Internet do Brasil" está listado em "Cidadania"
Leia também:
Política
É possível desfazer a desordem!
Entrevista com Edson Brito, um dos coordenadores paulistas do movimento para anulação do impeachment
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Total falta de noção
VERGONHA NACIONAL
Sobre Religião
Deus para o dinheiro?
Mudanças mais radicais - Por Dom José Reginaldo Andrietta















Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato